Como Ser uma Cantora Potente


Bom,

Este blog é sobre idéias que defendo e gosto…

Bom sou amante da arte do canto… Então posto agora um artigo sobre belting, muito bom!

Você as ouve no rádio o tempo todo – Mariah Carey, Celine Dion, Whitney Houston, Jennifer Hudson, Jordin Sparks, a lista é enorme. Quer cantar como elas, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Neste artigo você vai aprender como trabalhar sua voz para cantar da mesma maneira que essas cantoras.

Passos

  1. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 1 Version 2.jpg
    1

    Aprenda a terminologia. As “cantoras potentes” normalmente são aquelas que utilizam a técnica do belting. Entretanto, essa técnica nem sempre se utiliza de vocais altos. O belting consiste em “empurrar” a voz do peito para a cabeça. A voz do peito é aquela que usamos para falar, a maior parte dela ressona no peito. Já a voz da cabeça é mais aguda e mais leve, usada pelas pessoas para cantar. É uma voz cuja ressonância está na cabeça. Neste artigo usaremos os termos “vocais potentes” e “belting” para o mesmo fim.

  2. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 2 Version 2.jpg
    2

    Saiba que cada pessoa possui um timbre vocal único. Os timbres, do mais leve para o mais pesado, são: soubrette, lírico, spinto, e dramático.

    • Soubrette é um termo usado para designar o timbre e o alcance. As vozes Soubrette (como a de Britney Spears) normalmente não possuem muito alcance, nem muita potência, e não são capazes de usar o belting.
    • As vozes Líricas são leves, porém mais densas que as soubrettes, e quando usadas de maneira correta, podem ser mais potentes que as cantoras Dramáticas. As cantoras líricas usam o belting com facilidade e muita potência, mas às vezes o som pode ser agudo demais para ouvir muitas vezes. (como, por exemplo http://www.youtube.com/watch?v=-WhtxYxeZ6I&feature=relatedCeline Dion)
    • Spinto é um termo Italiano que significa “empurrado.” Cantoras com esse timbre, como Christina Aguilera, podem usar o belting em um nível intermitente. O som dessas vozes normalmente é bem tenso.
    • As vozes Dramáticas são as mais densas e completas de todos os timbres.[http://www.youtube.com/artist/laura-branigan?feature=watch_video_title[Laura Branigan é considerada uma cantora de timbre dramático. Ela consegue usar o belting por longos períodos e possui uma ressonância extremamente forte. Cantoras com esse timbre aguentam o belting por bastante tempo e podem cantar em orquestras altas.
  3. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 3 Version 2.jpg
    3

    Depois de descobrir o seu timbre vocal, é hora de descobrir seu alcance.Existem três termos para descrever o alcance:

    • O primeiro é: alto (ou contralto) e serve para definir a voz mais grave. A voz de Toni Braxton é um alto. Uma cantora com esse alcance geralmente canta entre Fá (3) e Fá (5), apesar de algumas conseguirem ser mais graves ou mais agudas.
    • Em seguida temos o mezzo-soprano. Essas cantoras podem cantar entre Lá (3) e Lá (5), mas isso pode variar um pouco.
    • A voz feminina mais aguda é a soprano. Elas conseguem cantar entre Dó (4) (também conhecida como Dó central) e Lá (5) (também conhecida como Lá agudo).
    • Essas definições são para cantoras clássicas, mas para vocais modernos, a definição é semelhante. Para testar seu alcance, vá para o piano ou teclado e encontre o Dó central. Praticamente todo mundo consegue vocalizar um Dó central. Cante nesta nota, e a partir dela, veja até onde você pode ir, para o mais grave, e depois para o mais agudo. Assim você terá uma ideia geral do seu alcance.
  4. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 4 Version 2.jpg
    4

    Lembre-se porém, que o alcance não é tudo e não pode ser um parâmetro para a capacidade de utilizar o belting. A voz de Toni Braxton é em alto, o que significa que ela não pode atingir tons muito agudos, porém sua voz é muito potente.

  5. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 5 Version 2.jpg
    5

    Entenda o que é a voz mista. Em poucas palavras, a voz mista é uma voz que ressona tanto no peito quanto na cabeça, alternando entre os dois registros. Aprender a cantar com a voz mista fortalecer esse tipo de voz exige muito esforço no belting. A voz mista soa um pouco mais nasal, pois ressoa basicamente na cavidade nasal, mas não se preocupe. Contanto que ela seja levemente nasal, tudo bem.

  6. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 6 Version 2.jpg
    6

    Agora vem a parte divertida – o belting! Lembre-se sempre de respirar corretamente, para que a voz não fique tremida! Relaxe e confie na sua voz. Não tente forçar nada. O belting não é uma técnica que se domina do dia para a noite, é preciso muita prática. Pense no belting como se fosse um grito, mas não grite de verdade! Como dito antes, respire corretamente! Além disso, mantenha a postura reta. Ao fazer o belting, você não pode comprimir o diafragma, e sua respiração deve estar mais no abdômen do que no peito. Ao respirar, verifique se o seu abdômen está expandindo.

  7. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 7 Version 2.jpg
    7

    Lembre-se de respirar! Algumas pessoas se esquecem de respirar, e acabam ficando sem fôlego no meio da nota.

  8. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 8 Version 2.jpg
    8

    Deixe a mandíbula relaxada. Tensionar a mandíbula pode comprometer o som do belting.

  9. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 9 Version 2.jpg
    9

    Lembre-se que nem todo mundo consegue fazer o belting perfeitamente, e isso não é um problema. Alguns dos melhores cantores que existem não conseguem atingir algumas notas. Assim como o alcance, a potência não é tudo. Trabalhe aquilo que você tem de melhor!

  10. Be a Good Female Powerhouse Singer Step 10 Version 2.jpg
    10

    O mais importante é lembrar que, se estiver machucando, PARE! Cantar nunca deve ser uma experiência dolorosa! Se você sentir dor ao cantar, é sinal de que você está fazendo algo errado, ou forcando demais além dos limites. Você nunca deve ficar rouca (ou pior, completamente sem voz) após cantar. Se você não conseguir cantar sem sentir dor ou perder a voz, consulte um professor de canto para aprender como fazer o belting sem arriscar sua saúde vocal.

Dicas

  • Faça o belting da maneira apropriada. Usar essa técnica durante uma música inteira pode comprometer sua dinâmica. Use técnicas e volumes diferentes para dar densidade à música.
  • O belting é mais adequado na hora de criar um clímax vocal na música. Whitney Houston fazia isso o tempo todo.
  • Se você leva a música a sério, o melhor caminho é fazer aulas. Você vai aprender como evitar os danos vocais à longo prazo.

 

 

FONTE

Não será permitido neste blog, insultos, palavras frívolas, palavrões, ataques pessoais, caso essas regras não sejam seguidas não perca seu precioso tempo postando comentário. Qualquer comentário que violar a política do blog será apagado sem aviso prévio. Na persistência da violação o comentador será banido.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s